Como chegar
A Linha da Beira Alta é uma linha ferroviária internacional que liga o entroncamento ferroviário da Pampilhosa, perto de Coimbra, à fronteira com Espanha, em Vilar Formoso, com percurso paralelo ao eixo do rio Mondego. É uma linha electrificada de bitola ibérica, sendo composta principalmente por via única, num comprimento total de cerca de 202 km. É o principal acesso por caminho de ferro entre Portugal e o resto da Europa¹.
A Linha da Beira Alta foi inaugurada em 1882 e tem sido alvo de várias obras de modernização e beneficiação, que incluem a electrificação, a renovação da via, a automatização das passagens de nível, a sinalização das estações e o comando centralizado de circulação¹.
Atualmente, a circulação de comboios está suspensa no troço Pampilhosa-Guarda-Vilar Formoso, para permitir a continuação das obras de modernização da linha, a cargo da Infraestruturas de Portugal. As ligações aos comboios Intercidades e Regionais são feitas por serviço rodoviário de substituição².
As principais estações na Linha da Beira Alta são:
- **Pampilhosa**, onde a linha se liga à Linha do Norte e ao Ramal da Figueira da Foz (encerrado)¹.
- **Mortágua**, onde se situa uma das subestações de tracção eléctrica da linha¹.
- **Santa Comba Dão**, onde a linha se ligava à Linha do Dão (encerrada)¹.
- **Carregal do Sal**, onde se situa o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga².
- **Mangualde**, onde se situa o Centro de Formação Ferroviária de Mangualde³.
- **Gouveia**, onde se situa outra subestação de tracção eléctrica da linha¹.
- **Guarda**, onde a linha se liga à Linha da Beira Baixa¹.
- **Sobral da Serra**, onde se situa a terceira subestação de tracção eléctrica da linha¹.
- **Vilar Formoso**, onde a linha termina na fronteira com Espanha, ligando-se à Linha 120 da Adif¹.
As estações da Linha da Beira Alta são as seguintes1:
- Pampilhosa
- Mortágua
- Santa Comba Dão
- Carregal do Sal
- Nelas
- Mangualde
- Fornos de Algodres
- Gouveia
- Guarda
- Barracão
- Vilar Formoso
Estas são todas as estações da Linha da Beira Alta, mas nem todas têm serviço de passageiros. Algumas estão encerradas ou apenas servem para mercadorias.
As principais ligações internacionais na Linha da Beira Alta são:
- **Comboios de mercadorias**, que transportam diversos tipos de carga entre Portugal e Espanha, e outros países europeus, através da fronteira de Vilar Formoso. A Linha da Beira Alta é o principal eixo ferroviário de mercadorias entre Portugal e a Europa, integrando o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4 da Rede Transeuropeia de Transportes¹².
- **Comboios Sud Expresso/Lusitânia**, que ligam Lisboa a Paris e Madrid, com paragens em Coimbra-B, Pampilhosa, Santa Comba Dão, Mangualde, Guarda e Vilar Formoso. Estes comboios são operados pela CP em parceria com a Renfe e a SNCF³.
- **Comboios Celta**, que ligam Porto a Vigo, com paragem em Coimbra-B. Estes comboios são operados pela CP em parceria com a Renfe⁴.
As principais ligações internacionais na Linha da Beira Alta são:
- Comboios de mercadorias, que transportam diversos tipos de carga entre Portugal e Espanha, e outros países europeus, através da fronteira de Vilar Formoso. A Linha da Beira Alta é o principal eixo ferroviário de mercadorias entre Portugal e a Europa, integrando o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4 da Rede Transeuropeia de Transportes12.
- Comboios Sud Expresso/Lusitânia, que ligam Lisboa a Paris e Madrid, com paragens em Coimbra-B, Pampilhosa, Santa Comba Dão, Mangualde, Guarda e Vilar Formoso. Estes comboios são operados pela CP em parceria com a Renfe e a SNCF3.
- Comboios Celta, que ligam Porto a Vigo, com paragem em Coimbra-B. Estes comboios são operados pela CP em parceria com a Renfe4.
Estas são as principais ligações internacionais na Linha da Beira Alta, mas existem outras ligações ocasionais ou sazonais, como os comboios históricos ou os comboios de peregrinos. Gostaria de saber mais sobre alguma destas ligações?
O Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4, também conhecido como Corredor Atlântico, é um projeto europeu que visa promover o transporte ferroviário de mercadorias entre Portugal, Espanha, França e Alemanha, através de uma rede de infraestruturas ferroviárias existentes e planeadas. O Corredor Atlântico faz parte da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), que é uma política da União Europeia para desenvolver uma rede integrada e multimodal de transportes na Europa¹².
O Corredor Atlântico é constituído por troços da infraestrutura ferroviária entre Sines/Setúbal/Lisboa/Aveiro/Leixões - Algeciras/Madrid/Bilbao/Saragoça - Bordéus/La Rochelle/Nantes/Paris/Le Havre/Metz/Estrasburgo - Mannheim, transpondo as fronteiras em Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, Elvas/Badajoz, Irun/Hendaye e Forbach/Saarbrucken¹².
O Corredor Atlântico tem como missão rentabilizar a infraestrutura ferroviária existente, sem investimento adicional, através de uma gestão centralizada da atribuição de capacidade, da gestão de tráfego e do relacionamento com os clientes. Além disso, o Corredor Atlântico também coordena os investimentos na infraestrutura ferroviária nos quatro países envolvidos, no sentido de ultrapassar as barreiras técnicas e operacionais, promover a interoperabilidade e aumentar a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias¹².
Os comboios Sud Expresso/Lusitânia são comboios internacionais que ligam Lisboa a Paris e Madrid, com paragens em Coimbra-B, Pampilhosa, Santa Comba Dão, Mangualde, Guarda e Vilar Formoso. Estes comboios são operados pela CP em parceria com a Renfe e a SNCF1.
O Sud Expresso é um comboio histórico que existe desde 1887 e que só foi interrompido durante as guerras mundiais e a guerra civil espanhola. O Sud Expresso segue em conjunto com o Lusitânia Comboio Hotel até Medina del Campo, já em Espanha, onde se separa. O Sud Expresso continua até Irun/Hendaye, na fronteira franco-espanhola, onde os passageiros mudam para o TGV Atlantique que os leva até Paris23.
O Lusitânia Comboio Hotel é um comboio que foi criado em 1943 para ligar Lisboa a Madrid. O Lusitânia Comboio Hotel é um comboio Trenhotel, que oferece aos passageiros várias opções de alojamento, desde lugares sentados até camas individuais ou duplas. O Lusitânia Comboio Hotel circula todas as noites entre as duas capitais ibéricas24.
Estes comboios estão suspensos desde março de 2020 devido à pandemia de covid-19, sem previsão de retoma. A CP devolveu o material circulante do Sud Expresso à SNCF e está a negociar com a Renfe o futuro do Lusitânia Comboio Hotel45.
Os comboios Celta são comboios internacionais que ligam o Porto a Vigo, na Galiza, com paragem em Coimbra-B. Estes comboios são operados pela CP em parceria com a Renfe1.
O Celta é um serviço ferroviário que existe desde 2011 e que substituiu o antigo Comboio Internacional Porto-Vigo. O Celta circula diariamente entre as duas cidades, com uma duração de cerca de 3 horas e 15 minutos. O Celta utiliza material circulante da série 592 da Renfe, que oferece aos passageiros conforto, segurança e acessibilidade23.
O preço do bilhete para o Celta varia conforme a origem e o destino, mas também conforme a idade do passageiro e a antecedência da compra. O bilhete inteiro para uma viagem entre Porto e Vigo custa 14,95 euros na ida e 23,90 euros na ida e volta. Os jovens entre 13 e 25 anos e os seniores com 60 ou mais anos têm um desconto de 25%. As crianças entre 4 e 12 anos têm um desconto de 50%. Os bilhetes podem ser comprados online, nas bilheteiras ou nas máquinas de venda automática da CP1.
O comboio Celta é um comboio internacional que liga o Porto a Vigo, na Galiza, com paragem em Coimbra-B. O comboio Celta circula diariamente entre as duas cidades, com uma duração de cerca de 3 horas e 15 minutos1.
As paragens do comboio Celta são as seguintes:
- Porto - Campanhã
- Coimbra-B
- Nine
- Viana do Castelo
- Valença
- Vigo Guixar
Estas são as paragens do comboio Celta, mas nem todas têm serviço de passageiros. Algumas estão encerradas ou apenas servem para mercadorias. Gostaria de saber mais sobre alguma destas paragens?
Portugal tem vários aeroportos espalhados pelo seu território continental e insular, que servem para o transporte de passageiros e mercadorias, tanto a nível nacional como internacional. Os principais aeroportos em Portugal são12:
- Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que é o maior e mais movimentado aeroporto do país, com ligações a mais de 100 destinos na Europa, África, América e Ásia.
- Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que é o segundo maior e mais movimentado aeroporto do país, com ligações a mais de 80 destinos na Europa, África e América.
- Aeroporto de Faro, em Faro, que é o terceiro maior e mais movimentado aeroporto do país, com ligações a mais de 60 destinos na Europa e África, principalmente durante o verão.
- Aeroporto de Beja, em Beja, que é um aeroporto internacional que serve principalmente para o transporte de carga e para voos charter.
- Aeroporto da Madeira, na Madeira, que é um aeroporto internacional que serve a ilha da Madeira e o arquipélago das Selvagens, com ligações a mais de 30 destinos na Europa e África.
- Aeroporto do Porto Santo, no Porto Santo, que é um aeroporto internacional que serve a ilha do Porto Santo, com ligações a alguns destinos na Europa e na Madeira.
- Aeroporto João Paulo II, nos Açores, que é um aeroporto internacional que serve a ilha de São Miguel e o arquipélago dos Açores, com ligações a mais de 20 destinos na Europa, América e África.
- Aeroporto das Flores, nas Flores, que é um aeroporto internacional que serve a ilha das Flores e o grupo ocidental dos Açores, com ligações a alguns destinos na Europa e nos Açores.
- Aeroporto do Corvo, no Corvo, que é um aeroporto regional que serve a ilha do Corvo e o grupo ocidental dos Açores, com ligações apenas aos Açores.
- Aeroporto da Horta, na Horta, que é um aeroporto internacional que serve a ilha do Faial e o grupo central dos Açores, com ligações a alguns destinos na Europa e nos Açores.
- Aeroporto de Santa Maria, em Santa Maria, que é um aeroporto internacional que serve a ilha de Santa Maria e o grupo oriental dos Açores, com ligações a alguns destinos na Europa e nos Açores.
Estes são os principais aeroportos em Portugal, mas existem outros aeródromos e campos de voo de menor dimensão e movimento. Gostaria de saber mais sobre algum destes aeroportos?
Além dos principais aeroportos em Portugal, existem também vários aeródromos e campos de voo de menor dimensão e movimento, que servem para o transporte de passageiros e mercadorias, para a aviação geral e desportiva, para a formação de pilotos e para a proteção civil. Segundo a Wikipédia, existem cerca de 80 aeródromos e campos de voo em Portugal1.
Alguns exemplos de aeródromos e campos de voo em Portugal são1:
- Aeródromo Municipal de Cascais, em Cascais, que é um aeródromo internacional que serve a região de Lisboa e o Oeste, com ligações a alguns destinos na Europa e em África.
- Aeródromo Municipal de Évora, em Évora, que é um aeródromo internacional que serve a região do Alentejo, com ligações a alguns destinos na Europa.
- Aeródromo Municipal de Bragança, em Bragança, que é um aeródromo regional que serve a região de Trás-os-Montes, com ligações a alguns destinos em Portugal.
- Aeródromo Municipal de Viseu, em Viseu, que é um aeródromo regional que serve a região do Centro, com ligações a alguns destinos em Portugal.
- Aeródromo Municipal da Covilhã, na Covilhã, que é um aeródromo regional que serve a região da Serra da Estrela, com ligações a alguns destinos em Portugal.
- Aeródromo Municipal de Portimão, em Portimão, que é um aeródromo regional que serve a região do Algarve, com ligações a alguns destinos em Portugal.
- Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, em Ponte de Sor, que é um aeródromo internacional que serve a região do Alto Alentejo, com ligações a alguns destinos na Europa e em África.
- Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Coimbra, que é um aeródromo regional que serve a região do Baixo Mondego, com ligações a alguns destinos em Portugal.
Estes são apenas alguns exemplos de aeródromos e campos de voo em Portugal, mas existem muitos outros espalhados pelo país. Gostaria de saber mais sobre algum destes aeródromos ou campos de voo?
- O Aeródromo Municipal da Covilhã era um aeródromo regional que servia a região da Cova da Beira, com ligações a alguns destinos em Portugal. O aeródromo foi inaugurado em 1946 pelo aviador Gago Coutinho e tinha o código IATA COV e o código ICAO LPCV12.
O aeródromo estava localizado a dois quilómetros a sudeste da cidade da Covilhã e tinha duas pistas, uma de concreto com 960 metros de comprimento e outra de saibro com 650 metros de comprimento12.
O aeródromo foi demolido em 2013 para dar lugar à construção do Data Center PT Covilhã, um centro de dados da Portugal Telecom. O aeródromo deixou de ter serviço de passageiros em 2009 e o último voo ocorreu em 201213.
- O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto ou Aeródromo de Coimbra é um aeródromo regional que serve a região do Baixo Mondego, com ligações a alguns destinos em Portugal. O aeródromo está situado a cerca de 4,4 km a sudoeste da cidade de Coimbra e tem o código IATA CBP e o código ICAO LPCO12.
O aeródromo foi inaugurado em 1940 e tem uma pista (16/34) em asfalto, com 920 metros de comprimento e 30 metros de largura. O aeródromo situa-se a uma altitude de 174 metros e dispõe de iluminação para voos noturnos, serviço de informação de voo de aeródromo (AFIS), combustível AVGAS 100 LL e um localizador com a frequência 426.00 kHz (código “CB”)12.
O aeródromo é gerido pela Câmara Municipal de Coimbra e é sede de diversas entidades como o Aeroclube de Coimbra, as Indústrias Aeronáuticas de Coimbra (IAC) e o Restaurante Aero Clube. O aeródromo também é utilizado pela proteção civil, em especial para o combate aos fogos florestais na época de verão12.
- O Aeródromo Municipal de Viseu ou Aeródromo Gonçalves Lobato é um aeródromo regional que serve a região do Dão-Lafões, com ligações a alguns destinos em Portugal. O aeródromo está situado a sete quilómetros do centro da cidade de Viseu, na freguesia de Campo, e tem o código IATA VSE e o código ICAO LPVZ12.
O aeródromo foi inaugurado em 1966 e tem uma pista (01/19) em asfalto, com 1200 metros de comprimento e 30 metros de largura. O aeródromo situa-se a uma altitude de 628 metros e dispõe de equipamentos tecnológicos de apoio à navegação e à aterragem de aviões12.
O aeródromo é gerido pela Câmara Municipal de Viseu e recebe desde 2015 um serviço público regular com linha aérea regional que liga Bragança, Vila Real, Cascais (Tires) e Portimão. O aeródromo também é utilizado pela proteção civil, em especial para o combate aos fogos florestais na época de verão12.
No aeródromo funciona também o Aero Clube de Viseu, que mantém uma escola de formação de pilotos desde os anos 60, e a IFA - International Flight Academy, que é uma escola para formação de pilotos profissionais e tripulantes de cabine certificada pela EASA13.