Indústria

O setor secundário na Beira Alta é composto por diversas atividades industriais, como a metalomecânica, a cerâmica, o têxtil, o calçado, a cortiça e a agroindústria. A indústria na Beira Alta tem uma forte componente exportadora, mas também sofre com a concorrência internacional, a falta de inovação e a escassez de mão-de-obra qualificada. A indústria está concentrada principalmente nos centros urbanos de Viseu, Mangualde, Nelas, Seia e Guarda23.



A indústria em Portugal é um setor que contribui para a economia do país, mas que tem perdido peso ao longo dos anos. Em 2019, a indústria transformadora representava 13,5% do PIB português, abaixo da média europeia de 16,5%⁴. Alguns dos ramos industriais mais importantes em Portugal são: o têxtil e vestuário, o calçado, o agroalimentar, o automóvel, o metalomecânico, o papel e celulose, o químico e farmacêutico e o aeronáutico²³. A indústria portuguesa tem enfrentado vários desafios, como a concorrência internacional, a inovação tecnológica, a transição energética e a sustentabilidade ambiental²³. Você quer saber mais sobre algum destes ramos industriais?



A indústria da construção em Portugal é um setor que tem um impacto significativo na economia e no emprego do país. Em 2020, este setor registou uma quebra de 3,5% na produção, devido aos efeitos da pandemia, mas o investimento aumentou 4,7%, impulsionado pela engenharia civil1. O valor acrescentado bruto do setor diminuiu 6,4% e o emprego reduziu-se em 2,5%, correspondendo a cerca de 297 mil trabalhadores1. A Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) é a entidade que representa os interesses do setor junto das autoridades públicas e dos parceiros sociais2. A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) é a entidade responsável pelo levantamento e divulgação dos dados relativos ao setor da construção civil em Portugal3. Você quer saber mais sobre algum aspeto específico deste setor?