O que visitar e pontos de interesse
A Beira Baixa é uma região com paisagens naturais deslumbrantes, que convidam à contemplação e ao contacto com a natureza. Alguns dos locais que pode visitar para apreciar a beleza natural da região são:
- Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental, onde pode encontrar neve no inverno, lagoas, cascatas, vales glaciares e uma flora e fauna diversificadas1.
- Serra da Gardunha, uma serra de origem vulcânica, onde pode encontrar bosques de castanheiros, cerejeiras em flor na primavera, miradouros com vistas panorâmicas e aldeias históricas como Castelo Novo e Alpedrinha1.
- Portas de Almourão, uma impressionante formação geológica, resultante da erosão do rio Ocreza, que criou um desfiladeiro com cerca de 400 metros de profundidade e 1300 metros de extensão, rodeado por uma paisagem agreste e selvagem1.
- Garganta do Ocreza, uma cascata de água cristalina que cai de uma altura de cerca de 30 metros, formando uma piscina natural rodeada por vegetação luxuriante. É um local ideal para um refrescante mergulho no verão2.
A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, com o ponto mais elevado na Torre, com 1993 metros. A serra faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área protegida em solo português. Guarda e Seia são duas cidades que fazem parte do município da Serra da Estrela. Guarda é a capital do distrito e a cidade mais alta de Portugal, com 1056 metros de altitude². Seia é a segunda maior cidade do distrito e tem uma longa história ligada à serra, sendo conhecida como "A Porta da Estrela"³. Ambas as cidades têm um património cultural e natural rico e diversificado, que vale a pena conhecer.
Oliveira do Hospital é um concelho rico em património histórico, cultural e natural, que oferece vários pontos turísticos para visitar. Alguns dos mais interessantes são:
- O Museu do Azeite, que mostra a evolução da produção de azeite desde a época romana até aos nossos dias, através de uma coleção de objetos e máquinas relacionados com esta atividade1.
- As Ruínas Romanas de Bobadela, que são um dos mais importantes vestígios da presença romana em Portugal, com destaque para o anfiteatro, o fórum, o arco de triunfo e as termas1.
- A Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, que é uma das mais antigas igrejas de Portugal, datada do século X, e que apresenta características arquitetónicas únicas, como a planta em forma de cruz grega e os capitéis esculpidos1.
- O Castelo de Avô, que é uma fortificação medieval erguida no século XII, sobre uma antiga ocupação romana. O castelo tem uma torre de menagem quadrangular e uma cisterna. Do alto do castelo, pode-se apreciar uma vista panorâmica sobre a aldeia e o rio Alva
Carregal do Sal é um concelho que tem vários pontos turísticos para visitar, que mostram a sua história, cultura e natureza. Alguns dos mais interessantes são:
- O Circuito Pré-histórico Fiais/Azenha, que é um percurso de caminhada que permite conhecer os vestígios da ocupação humana desde o Paleolítico até à Idade do Ferro, como antas, dolmens, menires e castros1.
- A Quinta Mendes Pereira, que é uma adega e vinícola que produz vinhos do Dão, e que permite fazer uma visita guiada, conhecer as vinhas e as caves, e degustar os diferentes tipos de vinho1.
- A Igreja Matriz de Oliveira do Conde, que é uma igreja de estilo românico-gótico, construída no século XIII, e que possui um portal ogival com esculturas de animais e figuras humanas1.
- A Igreja de São Brás, que é uma igreja de estilo barroco, construída no século XVIII, e que possui um retábulo de talha dourada e uma imagem de São Brás em pedra ançã1.
- O Património Arqueológico, que inclui vários sítios e monumentos que testemunham a presença de diferentes civilizações ao longo dos tempos, como os romanos, os visigodos e os árabes.
Na região de Nelas, há muitas atividades turísticas que pode fazer, dependendo dos seus interesses e preferências. Algumas das mais populares são:
- Visitar as termas da Felgueira, onde pode usufruir das propriedades medicinais das águas termais, relaxar no spa e fazer tratamentos de saúde e bem-estar1.
- Conhecer o património histórico e cultural do concelho, como os monumentos megalíticos, as igrejas, os solares, os museus e as galerias de arte2.
- Degustar a gastronomia e os vinhos típicos da região, que são reconhecidos pela sua qualidade e sabor. Pode visitar as quintas produtoras de vinho do Dão, provar o queijo da Serra da Estrela, o arroz de pato, as cavacas de romaria e outros pratos tradicionais3.
- Aproveitar a natureza e o lazer ao ar livre, fazendo caminhadas, passeios de bicicleta, desportos radicais ou simplesmente contemplando a paisagem verdejante e as praias
Nelas é um concelho rico em património histórico, cultural e natural, que oferece vários pontos turísticos para visitar. Alguns dos mais interessantes são:
- As **adegas e vinícolas**, que produzem os famosos vinhos do Dão, e que permitem conhecer o processo de produção, as vinhas e as caves, e degustar os diferentes tipos de vinho. Algumas das mais conhecidas são a Lusovini, a Caminhos Cruzados, o Paço dos Cunhas e a Casa de Santar¹².
- A **Igreja Matriz de Nelas**, que é um templo de estilo neoclássico, construído no século XVIII, e que possui um rico património artístico, como pinturas, esculturas, azulejos e talha dourada¹.
- A **Capela de Nossa Senhora da Tosse**, que é uma capela barroca, situada na freguesia de Carvalhal Redondo e Aguieira, e que tem uma imagem da padroeira esculpida em pedra ançã¹.
- O **Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria**, que está instalado no Solar das Correntes, uma casa solarenga do século XVIII, e que reúne obras de arte moderna de vários pintores, como Vieira da Silva, Carlos Botelho, João Hogan e Cândido Portinari³.
A igreja matriz de Travancinha é uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, que se situa na freguesia de Travancinha, no município de Seia. É uma igreja de estilo neoclássico, construída no século XIX, e que possui um retábulo-mor neogótico, que se destaca na sua decoração interior.
A igreja matriz de Travancinha foi edificada no local onde existia uma capela anterior, que remontava ao século XVII. A construção da nova igreja foi impulsionada pelo padre Manuel Soares de Albergaria, que era natural da freguesia e que deixou em testamento uma quantia para esse fim. A obra foi concluída em 1868, sob a direção do arquiteto Joaquim José da Costa.
A igreja matriz de Travancinha tem uma planta longitudinal, composta por uma nave única, uma capela-mor e uma sacristia. A fachada principal tem um portal de verga reta, ladeado por duas janelas retangulares e encimado por um óculo circular. O frontão é em arco infletido e tem uma cruz no vértice. A torre sineira está adossada ao lado esquerdo da fachada.
O interior da igreja é revestido a estuque e pintado a branco e azul. O teto da nave é em madeira apainelada e tem pinturas alusivas à vida de Nossa Senhora do Rosário. O arco triunfal é decorado com talha dourada e tem um escudo com as armas do padre Manuel Soares de Albergaria. O retábulo-mor é em madeira policromada e tem um estilo neogótico, com pináculos, arcos ogivais e colunas torsas. No centro, tem uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, ladeada por imagens de São José e São João Baptista.
As aldeias históricas de Portugal são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, situadas na região das Beiras e de grande importância histórica. Erguem-se normalmente em terras altas, pois constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram. Na Beira Alta, existem sete aldeias históricas que fazem parte de um programa de recuperação e valorização do património. São elas:
- Almeida, uma vila fortificada em forma de estrela, que resistiu a vários cercos e invasões ao longo dos séculos2.
- Castelo Rodrigo, uma aldeia medieval que conserva as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o pelourinho quinhentista, a igreja matriz e a cisterna. Foi também um refúgio de cristãos-novos2.
- Sortelha, uma das mais bem conservadas aldeias medievais de Portugal, rodeada por muralhas circulares e dominada pelo castelo do século XIII2.
- Trancoso, uma cidade com um rico legado judaico, que possui um castelo, uma muralha gótica, um pelourinho manuelino e várias igrejas e casas senhoriais2.
- Linhares da Beira, uma aldeia histórica situada na encosta da Serra da Estrela, que possui um castelo do século XII, uma igreja matriz românica e várias casas solarengas4.
- Marialva, uma aldeia histórica que conserva as muralhas medievais, o castelo, a cisterna, a igreja matriz e o pelourinho. Foi também um centro de resistência aos invasores franceses5.
- Castelo Mendo, uma aldeia histórica que possui um castelo do século XII, duas cinturas de muralhas, duas portas medievais, uma igreja matriz românica e um pelourinho manuelino.